sexta-feira, 8 de agosto de 2014

São Miguel das Missões

Aproveitando nossa viagem a Horizontina, esticamos 170 km e fomos conhecer São Miguel das Missões. Valeu a pena fazer essa quilometragem extra, até porque uma visita exclusiva para as Missões nos consumiria quase 1.000 Km!

Saímos de Horizontina pouco antes das 17 horas e chegamos na cidade por volta das 19 horas, com um mega temporal no caminho.

Como chegamos "cedo", aproveitamos para assistir ao show de som e luzes, que iniciaria às 20 horas (R$ 5,00/adulto; R$ 2,50/criança). Sinceramente, achei cansativo! São 45 minutos de narração, num som que não é dos melhores, com luzes alternando o foco! Claro que rendeu uma bela imagem, mas considerei a visita diurna muito melhor! A Cecília, então, já não aguentava mais...

Chegada na cidade

Ruína iluminada no show

Na manhã seguinte, depois da tempestade que encontramos no caminho, a previsão do tempo se concretizou e o céu amanheceu azul, com umas nuvenzinhas que não atrapalharam nosso passeio. Acordamos cedo (sim, ainda teríamos quase 500 Km pela frente!), tomamos café e por volta das 9:30 chegamos no sítio arqueológico (R$ 5,00/adulto) e lá ficamos por quase duas horas, tempo suficiente para fazer várias fotos, caminhar por tudo, visitar o museu e ainda comprar alguma coisinha.

Entrada

Museu e, à direita, as ruínas

Passando pelo pórtico de entrada (onde é feito o pagamento) e chegando ao museu, já se avistam as ruínas.

Vista lateral

Casa dos padres

Índios vendendo artesanato - nem falam português

Vista das ruínas, a partir do museu

Mapa das missões
Onde ficar?

Nossa hospedagem foi no Tenondé Park Hotel, um hotel um pouco antigo, mas muito bem localizado, com uma grande área de campo. Precisa de carro para ir ao Sítio Arqueológico, mas calculo que não tenha mais de 2 Km de distância. Tem um bom café da manhã, um restaurante bom para jantar e um pátio bem agradável para prolongar a estadia e aproveitar! O ponto negativo é o preço. O quarto para um casal + uma criança custou R$ 316,00. Porém, o pior de tudo foi encontrar um inseto de oito patas no travesseiro antes de dormir. Aí o sono não foi o mesmo...

Restaurante

Porta externa do quarto...

Parquinho

Área da piscina

Outra opção que me pareceu bem interessante é a Pousada das Missões. Por ser um hostel, acredito que o valor seja mais em conta. Ele fica bem próximo ao sítio arqueológico.

E com o fim do passeio, vem a longa estrada... Como é difícil fazer turismo no Estado. Tem vários passeios legais para se fazer, mas a condição das estradas é desestimulante. Quando a gente avista placas de trânsito informando sobre "as irregularidades na estrada", conclui-se que as crateras foram vistas, mas foi mais fácil colocar um placa do que consertar o asfalto.

Buracos à parte, temos belas vistas pelo caminho:

Agora é esperar as próximas férias!!!