terça-feira, 31 de março de 2015

Lisboa II - Explorando Belém

Reservamos um dia inteiro para passear por Belém (28/01/15)! Belém fica bem afastada da parte mais central da cidade e, por isso, vale a pena concentrar as muitas atrações de lá para fazer no mesmo dia.

Pegamos o elétrico 15 na Praça do Comércio, bem em frente ao arco (mas no meio da rua). Ele para em várias atrações do bairro e é bem prático de usar para visitar aquela região. Descemos na parada indicada para a Torre de Belém, que é a atração mais afastada. Atravessamos um viaduto e lá chegamos! Entramos de graça com nosso Lisboa Card (aqui vale lembrar que Belém é a melhor região para usar o Lisboa Card - praticamente de graça em tudo!).

A construção da Torre foi ordenada pelo Rei Dom Manuel I e neste ano está comemorando 500 anos. Foi projetada para proteger o porto de Lisboa. Os canhões ainda estão por lá...

Subir até o último andar não é a tarefa mais fácil... a Cecília cansou muuuito! A escada é em espiral, mas esse não é o único problema. É muito estreita, então tem  uma espécie de 'sinaleira', indicando quando pode subir ou descer e o tempo que ficará aberta a passagem naquele sentido. O tempo dera de 1:30min, então foi uma subida sem descanso!

E depois do exercício, a vista! De lá se avista o Padrão dos Descobrimentos e, conforme dá para ver na parte debaixo da foto, que não há passagem entre os dois monumentos pela beira do rio... pois é, isso nós não vimos lá de cima.

Depois do passeio na Torre, fomos ao Padrão dos Descobrimentos, mas não entramos. Aqui o Lisboa Card dá apenas desconto. Como tínhamos vários outros lugares para ir, pulamos este.

Para chegarmos à Torre de Belém, atravessamos um viaduto (não tem como atravessar a pista). Para sair do Padrão dos Descobrimentos em direção ao Mosteiro dos Jerônimos, do outro lado da pista, há uma passagem subterrânea, que termina na praça da foto abaixo.

É só atravessar a linda praça para chegar a um dos lugares que considero imperdíveis em Lisboa (juntamente com o Castelo de São Jorge).

Mas depois de todo esse esforço, merecíamos repor as energias!!! Antes de entrarmos no Mosteiro, caminhamos uma quadra a mais e fomos nos deliciar com os Pastéis de Belém.

A fila da entrada pode assustar um pouco, mas ela é apenas para quem vai levar os pastéis, sem utilizar o serviço de mesa. Nós acabamos entrando e acho difícil aquele lugar ficar cheio. É enorme! Não dá para passar por lá e deixar de provar um dos doces mais famosos do país. Vem sempre quentinho e é muito bom. Incrível imaginar que sua fabricação iniciou em 1837!

De barriga cheia, fomos ao Mosteiro dos Jerônimos. Já foi Mosteiro, depois escola e orfanato. A arquitetura manuelina é bem evidente, até para mim! Sua construção foi ordenada em 1501 pelo Rei Dom Manuel I. A igreja anexa tem entrada gratuita e lá estão os túmulos de Luís de Camões e Vasco da Gama, bem na entrada. Ao fundo, está o túmulo do Rei Dom Manuel I e sua esposa. No Mosteiro, está enterrado Fernando Pessoa.

Túmulo de Fernando Pessoa

Igreja, vista do Mosteiro
Uma das minhas partes preferidas do Mosteiro foi esse painel enorme, trazendo uma panorama da história do Mosteiro (e Lisboa), comparada com a história de Portugal e do Mundo. Adoramos tanto, que compramos um 'portátil'.

Detalhes

Na mesma entrada para o Mosteiro também tem o acesso ao Museu Nacional de Arqueologia, também acessível com o Lisboa Card. Não iria dar tempo de ir, então seguimos para o Museu Nacional dos Coches. É pequeno e dá para visitá-lo em pouco tempo, até porque ele se repete bastante. Foi fundado em 1905.

Este foi da Maria Antonieta

Em frente ao museu tem uma parada do elétrico 15. Embarcamos e terminamos o nosso passeio por Belém...