Boston tem muitas universidades/faculdades.
A primeira que conhecemos (por acaso) fica em frente ao Boston Common e se chama... Emerson. Na realidade, fomos bisbilhotar o que tinha lá por causa do nome mesmo. Como tinha uma Barnes & Noble, aproveitamos para entrar! Pelo que percebi, esta faculdade é mais voltada para as artes e foi fundada em 1880.
Tinha também o Emerson Theatre e o Emerson's cafe...
Mas as principais, consideradas as duas melhores universidades do MUNDO ( veja aqui ), ficam de fato do outro lado do rio Charles, na cidade de Cambridge. Basta atravessar a Harvard Bridge e lá está a nº 1, MIT (Massachusetts Institute of Technology). Ela foi fundada em Boston, em 1861 e depois realocada em Cambridge, em 1916. A cada ano, são aceitos 1600 alunos (18.000 tentam...)
São vários prédios, o campus é enorme... Passamos três vezes por lá (a parada do trolley do nosso hotel era a 10 e a de Cambridge era a 13...) e na segunda vez, no sábado, teve algo que me chamou muito a atenção. No prédio da foto abaixo, havia várias pessoas entrando/saindo, acho que 90% asiáticos.
Depois, viro para o outro lado (imagino que sejam avisos de alunos e coisas deste tipo que geralmente encontramos em universidades) e encontro mais elementos para a minha teoria:
Deixo estas informações para que cada um chegue à conclusão que melhor entender...
E então fomos para a nº 02 do mundo, HARVARD UNIVERSITY!
Não posso dizer que passei pelo campus sem ficar com um nozinho na garganta. Imaginem quem já pisou por aqueles caminhos que agora nós estávamos passando!!! Harvard é a instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos e foi fundada em 1636(!!!). O nosso trolley nos deixou perto do MIT, no acesso do metrô. Duas paradas depois e lá estávamos nós!!! Pegamos um guia para conhecer o Harvard Yard (nesta época não havia visitas guiadas, que iriam começar em fevereiro, uma pena...) no information center da universidade (fica próximo da saída do metrô, em uma galeria), por U$ 2,00 e entramos pelos portões de Harvard!
Harvard está organizada em onze unidades acadêmicas diferentes — dez faculdades e do Instituto Radcliffe de Estudos Avançados — com campi em toda a área metropolitana de Boston. O campus principal de 85 hectares da Universidade de Harvard é centrado no Harvard Yard em Cambridge, aproximadamente 4,8 quilômetros a noroeste de Boston. Oito presidentes dos Estados Unidos formaram-se nessa universidade e cerca de 150 ganhadores do Prêmios Nobel foram filiados como estudantes, professores ou funcionários da instituição. A Biblioteca da Universidade de Harvard é também a maior biblioteca acadêmica dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo. (wikipedia)
Começamos pela Estátua de John Harvard:
Depois passamos bem ao centro do Harvard Yard, com a Sever Hall:
Wildener Library, de 1914, com mais de 3,5 milhões de volumes:
E lá vem o Emerson de novo, com o Emerson Hall, de 1905, prédio de salas de aula, juntamente com o Sever Hall, de 1880:
E, simbolicamente, a Cecília entrou em Harvard!
Já do lado de fora de Harvard Yard, fica a livraria, de 1932:
Esse é o guia que pegamos para nos localizar no campus:
Uma pena também foi a chuvinha que pegamos neste dia... Acabamos ficando lá menos tempo que gostaríamos. Pelo menos a temperatura colaborou e estava em torno de 5 graus.
Não conseguimos caminhar muito em Cambridge, mas a cidade pareceu ser ótima para um passeio. Outra coisa que percebi (pelo menos na região do MIT) é que não vale a pena ir no domingo, porque muita coisa fica fechada (inclusive as lojinhas/livrarias).
E Boston continua!!!
Veja mais em:
Boston - parte I
Boston - Parte III
Nenhum comentário:
Postar um comentário