sábado, 8 de junho de 2019

Tombstone: viajando pelo velho oeste


Chegamos em Tombstone às 15:30. Resolvemos ficar num RV Park bem no centro da cidade para facilitar nosso passeio, mesmo não sendo um lugar muito aprazível. Para quem programar conhecer a cidade, no entanto, é importante saber que é estranho falar em "centro" quando se trata de Tombstone: são 3 ruas em paralelo, umas 6 ou 7 transversais, e é isso. Há um bom RV Park a 2 Km do "centro", mas optamos por ficar perto de tudo. O importante era não precisar se deslocar e ter lavanderia, já que estávamos ficando sem roupa limpa para usar.



A cidade tem uma rua principal de chão batido, onde não tem trânsito de veículos, apenas uma diligência vermelha para turistas. Passeamos nessa rua e fomos jantar no Big Nose Kate, que tem uma temática bem apropriada ao lugar e é original da época. Parece que voltamos no tempo!

Interior do Big Nose Kate
O que hoje é o saloon Big Nose Kate na verdade se chamava Grand Hotel e foi onde os irmãos McLaury passaram a noite antes do duelo no OK Corral. A Big Nose Kate era uma "moça de vida fácil" de origem húngara que namorava o Doc Holiday, amigo do Wyatt Earp.

O fórum da cidade, atualmente um museu
 A cidade ficou famosa no cinema pelos duelos que ali aconteceram. Foi no O.K. Corral que ocorreu um dos mais famosos tiroteios do velho oeste, envolvendo Wyatt Earp, seus irmãos e Doc  Holiday (os homens da lei), em 26/10/1881. Diariamente ali é encenado um duelo e antes disso os personagens passeiam pela rua principal.

O famoso O.K.Corral


Rua principal de Tombstone

Passeio pela cidade antes do duelo encenado no O.K. Corral
Uma parte da história da cidade, de Wyatt Earp e do famoso duelo ocorrido no O.K. Corral estão retratados no filme "Tombstone". Esse é o grande diferencial de Tombstone e que faz valer a visita: existem muitas cidades cenográficas que podem ser visitadas e que podem ser identificadas em vários filmes, como em Tucson, por exemplo, sem falar em estúdios mesmo de cinema e áreas como a Old Town de San Diego. Ali em Tombstone as coisas realmente aconteceram e os prédios são os originais. Óbvio que hoje se explora isso comercialmente: atores recriam diariamente os duelos no OK Corral e andam pela rua durante a tarde. Mas os prédios são os mesmos da história que já virou lenda em vários filmes. Abaixo, os mais conhecidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...