quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Ronda

Saímos de Granada em direção à pequena Ronda.  Em tese, há trem direto entre as duas cidades. Entretanto, o sistema ferroviário da região de Granada está em obras, e o primeiro trecho é feito em ônibus, que sai da própria estação de trem. Chegamos com um pouco de antecedência porque não tínhamos comprado as passagens, mas foi tudo tão rápido que precisamos esperar um tempinho na estação. O ônibus leva até Antequera, de onde sai o trem para Ronda. Tem detector de metais das bagagens inclusive para entrar na estação de Antequera!


O mapa de novo para seguir o roteiro
Chegamos na estação de trem de Ronda às 15:45. Como o caminho não era tão longo, fomos a pé até o hotel, já aproveitando para parar na rodoviária e comprar a passagem de ônibus para Sevilha, para o dia seguinte. Com tudo isso, chegamos ao hotel junto com o táxi de umas coreanas que estavam no nosso trem!

O nosso hotel ficava em frente à principal atração de Ronda: sua ponte. A cidade fica em um penhasco! O que achei mais legal foi passear entre a cidade nova e a velha, dividida pela ponte, e apreciar as paisagens.

Bem ao lado da ponte, na "cidade nova", tem um acesso que permite visualizar a ponte e o resto da paisagem... melhor mesmo só se seguir a trilha que desce esses penhascos!



Uma parte da ponte... 

De outro ângulo, já da "cidade velha". A construção à esquerda é do hotel que ficamos.

Paisagem de outro ângulo!
Já era final da tarde, mas aproveitamos para passear na cidade velha. Atravessamos a Puente Nuevo e lá fomos! Várias lojas, artesanatos e lindas casinhas...












À noite, passeamos pela parte nova da cidade. Era segunda à noite, janeiro, então tinha bastante coisa fechada. Depois de umas três tentativas, achamos um restaurante aberto!


Puente Nuevo, à noite
E o dia amanheceu lindo, mas com o desfiladeiro coberto de neblina! Paisagem linda!


Enquanto o Emerson e a Cecília curtiam o hotel, fomos conhecer a Plaza de Toros por dentro (entrada: 7 euros). Ela tem mais de 200 anos e é uma das mais antigas da Espanha. Pelos cartazes lá expostos, todo ano, no mês de setembro, acontece uma tourada. Não sei como alguém tem prazer em assistir...


Deu tempo para mais uma volta na cidade nova, agora durante o dia. É cheia de comércio! Impressionante para uma cidade de menos de 40.000 habitantes.


Essa hospedagem foi a extravagância da viagem... optei por ficarmos no Parador de Ronda, esse que aparece na foto, ao lado da ponte. Era a antiga prefeitura da cidade. A Espanha tem uma rede de Paradores, que são hotéis que ficam em prédios históricos (assim como as Pousadas de Portugal). Na lua de mel ficamos em outros dois (Toledo e Alarcón).



Curtindo a vista antes da partida
Ficamos menos de um dia na cidade, o que já é suficiente para conhecê-la. Também daria para ficar mais um pouco, aproveitando a cafeteria do hotel para relaxar com a linda vista que tem!

Fomos a pé até a rodoviária, de onde pegamos um ônibus para Sevilha, última cidade da nossa visita à Andaluzia.

Hotel: Parador de Ronda: situa-se num prédio histórico. Os quartos são grandes, com sacada, um pouco antigos, mas bem conservados. O café da manhã tem uma linda vista, é bom, mas poderia ser melhor pelo nível do hotel. Diária: 130 euros
Período: 25/01 (final da tarde/noite) e 26/01/2016 (manhã)
Ônibus/Trem: Granada/Ronda 12:45/15:45 - três horas, mas pelo menos uns 40 minutos de espera na estação de Antequera. Quando a reforma no sistema ferroviário ficar pronta, vai melhorar bastante! Preço: 20,10/pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...