sábado, 6 de fevereiro de 2016

Dois dias em Madri

Aqui começa a nossa Viagem 7.4.1. Foi uma viagem em comemoração aos 70 anos do Antonio (7-5-45), meus 40 anos (6-1-76) e os 10 anos da Cecília (20-2-2006), planejada com muito carinho desde junho de 2015, quando a Cecília conseguiu convencer o nonno a participar do passeio e apareceram as passagens promocionais da TAP.

Nosso roteiro inicia por Madri, como porta de entrada para a Espanha. Nosso foco era a Andaluzia e por isso ficamos apenas dois dias inteiros em Madri...

Dia de tirar o último palito - brincadeira tradicional na nossa casa

1º dia: Fomos de metrô até o Palácio Real. É possível comprar o ticket com dez viagens (12,20 euros) e usá-lo para várias pessoas ao mesmo tempo, desde que usem o transporte juntas.

Uma das poucas vezes que vimos o azul do céu na capital espanhola:

Essas estátuas vivas estavam perfeitas!
Atualmente, a entrada para o Palácio custa 11 euros por adulto (6 euros para 5-16 anos e para maiores de 65 anos). Depois de 13 anos, 3 meses e alguns dias, lá voltamos! Inicialmente na lua de mel e agora com nossa família formada!

Setembro/2002

O palácio é lindo e é uma pena não ser possível fotografá-lo por dentro...

Cecília com os guardas

Última oportunidade de fotografia

Resultado de imagem para guernica
Depois da visita, seguimos nosso passeio... a Catedral pode parecer pouco impressionante quando vista do Palácio, porém sua parte interna é enorme, com entrada pela rua lateral.

Nonna apreciando o jardim

Saindo da Catedral, passamos pela Plaza de la Villa, onde ficou situada a prefeitura de Madri desde a Idade Média até há pouco tempo, quando passou para o Palácio das Comunicações, na Plaza de las Cibeles.
Com uma pequena caminhada chega-se ao Mercado San Miguel. Fica bem pertinho da Plaza Mayor e é uma oportunidade de ver comidas diferentes e experimentar alguma coisa.

Dentro do mercado
E uma visita a Madri não pode deixar para trás a Plaza Mayor,  que já foi palco de touradas e também de condenações e execuções pela Inquisição.

Perto dali está a Puerta del Sol, onde fica a estátua deste urso, símbolo da cidade.  É aqui que ocorre a festa de ano novo. É cheio de gente, de vendedores ambulantes (não vi mais em outros lugares) e também tem uma El Corte Inglés gigante! Uma não, são três prédios que abrigam essa loja de departamentos espanhola.

Depois de tanto caminhar começou a bater a fome no pessoal. Nossa ideia era ir até a Plaza Santa Ana, mas acabamos ficando pelo caminho.

Entramos num restaurante que fica numa travessinha da Carrera San Jerónimo, bem pertinho da Puerta del Sol.

É o "La Tintorería" (c/ Espoz y Mina, 20). Embora o menu do dia possa gerar algumas controvérsias, eu achei interessante. Nesse caso, estava muito bom! Por 9,90 euros, tem-se uma entrada, um prato principal, bebida (que pode ser vinho ou cerveja também) e sobremesa ou café. Pelo que vimos, tanto na Espanha quanto em Portugal há muitos lugares com esse preço fechado para a refeição inteira. Não será nenhuma experiência gastronômica, mas é uma forma de gastar um valor razoável sem passar fome!

E então seguimos para a Plaza Santa Ana... acho que fizemos bem em comer antes de chegar lá. Pareceu-me um lugar mais para ir à noite, ou para sentar e tomar um café ou um vinho, talvez acompanhados de algumas tapas.

E não podia faltar um chá para a Cecília... mais adiante nesta viagem, já na Andaluzia, onde as casas de chá ficam bem mais frequentes, ela achou que seria uma opção ter uma tetería quando crescer.

Muitas vitrines interessantes por Madri... Olhando de onde vem o jamón, não dá muita vontade de comer, hehehe...

E seguimos adiante, porque o dia ainda não acabou! Chegamos até a lindíssima Estação Atocha, de onde partiria nosso trem com destino a Andaluzia. Ficamos um tempo por lá, descansando, olhando as lojas e esperando às 19 horas, quando a entrada do Museu Reina Sofia é gratuita.

Um pouco antes das 19 horas, seguimos para o museu, bem pertinho da estação. Não éramos só nós a querer aproveitar o museu de graça!!! Chegamos uns 15 minutos antes e já tinha fila... até chegar o horário, a fila ficou gigantesca! De qualquer forma, a entrada é rápida. Pega-se o ingresso, deposita-se a mochila nos armários (não pode entrar com ela) e, para quem ainda tiver pernas, sobram 2 horas para visitar o museu.

Resolvemos entrar nesse horário pelo pouco tempo na cidade, para economizar e também porque o objetivo principal era apresentar o Guernica para a Cecília e os nonnos. As pinturas do museu são principalmente do século 20 até a década de 80, abrangendo Picasso, Dalí e Miró. Para passar mais tempo, elegemos o Museu do Prado, para o dia seguinte...

É permitido fotografar... exceto na área do Guernica e seus arredores :(

Resultado de imagem para guernica
Guernica, de Pablo Picasso, 1937, retirado da internet

Agora era só pegar o metrô e voltar para o hotel... Depois de 8 Km de caminhada no primeiro dia, era preciso descansar um pouco.

2º dia:

Começamos o dia caminhando! Saímos do nosso hotel (perto da estação Bilbao) e caminhamos pela calle Fuencarral até a Gran Vía. No caminho, encontramos uma cafeteria muito legal, onde fizemos nosso desayuno (Mérimée, c/Fuencarral, 61). O dia estava um pouco mais frio, mas nem perto das temperaturas de inverno que já pegamos.

Seguindo pela Gran Vía, chegamos a Plaza de la Cibeles, construída em 1780, que fica em frente ao Palacio de Comunicaciones, onde atualmente é a prefeitura da cidade.

Um pouco mais a frente está a Puerta de Alcalá. Foi inicialmente construída em 1559, mas destruída por ordem do Rei Carlos III em 1764, quando foi substituída por aquela que lá está.

Uma das entradas do Paque del Buen Retiro fica bem em frente à Puerta de Alcalá. O parque já é lindo no inverno, com um dia nublado...

Cecília e os seus dois Tys espanhóis

O parque foi construído no século 17 por Felipe IV, como retiro de reis, rainhas e familiares, sendo aberto ao público em 1868.

Um dos pontos principais é este lago, cheio de barquinhos para remar. Ao fundo, fica o Monumento a Alfonso XII.

O parque é enorme! É só pegar um mapa da cidade e ver o tanto de área que ele ocupa. Dali até o Museu Nacional del Prado é uma curta caminhada...

Seguimos para o Museu del Prado, onde também é necessário deixar mochilas e não é permitido fotografar. A entrada custa 14 euros por adulto (reduzida para maiores de 65 anos e gratuita para menores de 18 anos).

Seguimos em busca do nosso almoço/janta... acabamos numa razoável parrillada argentina, perto da Puerta del Sol. Entramos no El Corte Inglés e pegamos um metrô para o hotel.

Nosso trem AVE para Córdoba sairia da Estação Atocha às 7:20, então era preciso descansar para madrugar no dia seguinte e ainda aproveitar o passeio!

E ali estamos nós, ainda meio dormindo, sob o efeito do horário e do fuso (no Brasil, 4:20), para iniciarmos nosso roteiro pela Andaluzia!!!

Período: 20 e 21 de janeiro/2016
Hotel: Ibis Madrid Centro - c/ Manuela Malasaña. Metrô: Bilbao. Diária: 75 euros
           Igual a todos os hotéis da rede. Não tem frigobar. Tem uma pequena escada até chegar na recepção/elevador. Achei bem localizado, mesmo não ficando na região central da cidade. Fácil acesso de metrô ou a pé, com uma vizinhança bem legal.