Deixamos Madri num trem AVE, com destino a Córdoba. Chegamos uma hora e quarenta minutos depois... por isso eu amo os trens! De carro, o percurso seria de 400 km.
Córdoba é a porta de entrada mais lógica para quem sai de Madri com destino a Andaluzia. Por enquanto, o AVE também segue depois para Sevilha ou Málaga, dependendo de qual trem pegar.
Para melhor se situar, o mapa abaixo indica o roteiro que fizemos na Andaluzia. Foram sete noites apenas e por isso não foi possível estender o roteiro até várias outras cidades interessantes nesta região, como Málaga, Cádiz e até mesmo a inglesa Gibraltar!
O Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, recomenda seguir de Córdoba para Sevilha de AVE, alugar um carro para devolver em Granada (fazendo as cidadezinhas do caminho) e partir de Granada de avião para outro lugar.
No nosso caso, nosso voo para Lisboa sairia de Sevilha (depois de muitas simulações, essa foi a de melhor custo-benefício) e, portanto, nosso roteiro deveria terminar por lá.
Também optamos por fazer todo o percurso de transporte público, sem alugar carro. Adianto que foi tranquilo, embora tenha sido necessário o uso do ônibus em vários trechos, também em decorrência das obras na linha de trem de Granada - Antequera. Quando a obra estiver pronta, esse roteiro vai ficar perfeito!!!
Apenas para terminar minhas considerações sobre uma viagem pela Andaluzia, minha opinião é de que é uma excelente opção para aqueles que, como nós, precisam restringir as viagens às férias escolares... O grande limitador nesse caso é o clima e a Andaluzia é muito agradável nesse sentido. Faz um pouco de frio à noite, porém o dia tem temperaturas amenas. Em todo o período, pegamos apenas um dia e meio nublado!
Judería |
A estação de trem de Córdoba fica um pouco longe do centro histórico, mas nada que não dê para fazer a pé. Pensando nisso e também pelo fato de ficarmos apenas um dia na cidade, o que é suficiente para conhecer o principal, optei por reservar um hotel bem perto da estação.
Chegamos às 9 horas e um dos quartos estava liberado! Deixamos nossas malas e logo partimos para nosso passeio.
Além da Mezquita, grande atração da cidade, o legal foi passear pelas ruas da Judería medieval.
Judería |
Judería |
Um pátio andaluz |
Sinagoga |
A Sinagoga fica na Calle de los Judíos, 20 e é uma das três sinagogas medievais que restam na Espanha, sendo a única na Andaluzia. Foi construída no século 14 e no final daquele século foi transformada em hospital para as vítimas de raiva.
O que não falta na Andaluzia são os chás! Tem chá por tudo e de tudo que é tipo. Em Córdoba, vimos mais lojas de venda dos tés. Já em Granada, além da venda, havia muitas teterías. Incrível é o perfume que fica na rua com esses chás expostos...
Enfim chegamos na Mezquita. Uma viagem a Córdoba não é completa sem visitá-la. Entretanto, não dá para limitar o passeio na cidade a um bate-volta estação de trem/Mezquita...
A entrada é feita pela Puerta del Perdón, ao lado dessa torre que aparece na foto (Torre del Alminar). Este acesso dá direto no Patio de Los Naranjos e é ali que está a bilheteria. Nesta parte, a entrada é gratuita. O valor do ticket para entrar na Catedral de Córdoba é 8 euros por adulto e gratuito para crianças até 10 anos (10-14 anos: 4 euros).
A Mezquita foi fundada em 785, com sucessivas ampliações. Inicialmente, em 600, o local era uma igreja cristã visigótica de São Vicente. Posteriormente, o prédio foi convertido em mesquita. O mais impressionante são os arcos! Por isso, inevitável é a overdose de fotos... Não dá para selecionar uma ou duas, de tão diferente e impressionante que é este lugar. No meio do prédio, fica a Capela com o coro, como uma tradicional igreja católica...
Em 822, 961/966 e em 987 a mesquita foi ampliada. Posteriormente, em 1236, com a Reconquista, a mesquita foi reconvertida em igreja cristã. Em lugar de destruir a mesquita, ela foi modificada, com a construção da Capilla de Villaviciosa e da Capilla Real e a substituição do minarete pela Torre del Alminar.
Capilla de Villaviciosa |
Este é o Mihrab: um nicho de oração em formato de concha voltado para Meca, adicionado no século 10.
Mihrab |
Um dos órgãos da capela |
Capilla Mayor |
Parroquia del Sagrario |
Já no lado de fora...
Pertinho da Mezquita, está a Puente Romano, também muito linda, que cruza o Rio Guadalquivir.
Nós na ponte! |
Hora de almoçar! Dessa vez a gente não se deu muito bem, como já era esperado. Lugar perto da mesquita, super turístico... menu a 9 euros.
Tentando comer meu prato principal... as perninhas do polvo estavam dançando! |
Para voltar ao hotel, fizemos um caminho diferente e encontramos muitos lugares lindos, além de passar pela parte "mais cidade" de Córdoba.
Começamos pela Plaza del Potro, praça com uma fonte de pedra do século 16, com um potro em pé sobre as patas traseiras.
E seguindo nosso caminho demos de cara com essa praça - Plaza de la Corredera - cheia de vida! Ai que vontade de sentar por aí, tomar alguma coisa e curtir o sol...
Plaza de la Corredera |
Verificando os cachorros, para não perder o hábito |
Plaza de las Tendillas |
Diversão para a Cecília!!!! |
Para voltar ao hotel e nos despedirmos da cidade, passamos por este lindo parque,
cheio de laranjeiras cheirosas!
Hotel: AC Marriot Cordoba - Muito perto da estação de trem e da rodoviária. Para o nosso roteiro e para estadia de apenas uma noite é muito bem localizado, mas fica distante da parte turística. O hotel é muito bom e moderno. Diária: aproximadamente 80 euros.
Trem: AVE Madri - Córdoba (alta velocidade) 42 euros/pessoa. O valor varia bastante, de acordo com o horário e antecedência da compra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário