terça-feira, 16 de julho de 2013

Um Passeio pelo Centro do Rio

Como o dia amanheceu com chuva (como previsto), impossível ir à praia, mesmo com o solzinho que apareceu pelas 10 horas e voltou de vez à tarde... Pensamos em duas opções: centro do Rio ou Barrashopping.

Resolvemos ir ao centro do Rio, programa que sempre acho interessante... No ano passado, com mais chuva, também fomos ao centro e passeamos pelo Museu Nacional de Belas Artes, Catedral e Museu Histórico Nacional.

Dessa vez, mudamos o roteiro. Como o metrô de Ipanema está fechado, em razão das obras, acabamos pegando o ônibus em frente ao nosso apê e descemos no centro. Com uma breve caminhada (e o céu escurecendo novamente), chegamos ao Teatro Municipal para pegarmos a senha da visita guiada. As visitas ocorrem às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h, 50 pessoas cada uma. As senhas começam a ser distribuídas às 10:30. Chegamos lá às 11:20 e conseguimos as últimas senhas das 15 horas!

Em frente ao Teatro Municipal, ainda com um chuvisco...
Dali, com meu mapa improvisado, fomos até o Largo da Carioca e subimos na Igreja Ordem Terceira São Francisco da Penitência (R$ 2,00 a entrada), que sequer tinha ouvido falar, mas conta com cinco estrelas no Guia Quatro Rodas. O acesso é meio escondido, através de uma passagem até um elevador. Por dentro, ela é bem bonita, toda dourada, mas não acho que ela mereça dividir as cinco estrelas com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor...

Parte externa da igreja, vista do Largo da Carioca

Haja ouro!!!

Era próximo ao meio-dia e, ainda com uma chuvinha, fomos até a Confeitaria Colombo, onde eu achava que poderíamos comer alguma coisa. Não deu. A parte da confeitaria estava cheia e intransitável e o lado do restaurante é meio sem graça... Sem êxito, seguimos na direção da Livraria Cultura (Senador Dantas) e acabamos comendo num restaurante a quilo pelo caminho. Como a maioria, é muito caro (R$ 56,00/quilo) e uma refeição bem moderada para nós três nunca fica por menos de R$ 60,00 (bem moderada = dieta forçada).

Com a Cecília alimentada, fomos para a Cultura, bem próxima do Teatro Municipal, para olhar os livros, sair da rua (e chuviscos)  e esperar nossa hora da visita guiada.

Cecília dentro do dinossauro

A área infantil é bem legal e com bastante espaço para os pais cansados sentarem.

Um pouco antes das 15 horas, saímos da livraria em direção ao Teatro, para comprarmos nossos ingressos para a visita. O valor é de R$ 10,00 por adulto e R$ 5,00 a meia entrada e dura aproximadamente 45 minutos. Acho que vale muito a pena!  Acredito que por volta do meio-dia não tinha mais nenhuma senha. Não sei se é sempre cheio ou se o movimento foi por causa do mês de férias ou da quantidade de pessoas que já estão na cidade para a Jornada Mundial da Juventude... As mochilinhas da JMJ estavam tomando conta do centro!

O início da visita mostra um vídeo sobre a restauração do Teatro entre 2008 e 2010. Achei emocionante. Foram mais de 900 pessoas trabalhando nesse período, entre restauradores e pessoas da construção civil, e deixaram o teatro lindíssimo!

Já com sol, esperando nosso horário...
Com o bolo de aníver de 104 anos do teatro.

Salão do Teatro

Escadaria do acesso principal

Vitral da fachada

Acesso principal
Outros detalhes do teatro:

Pintura da fachada externa, que auxiliou nas obras de restauração

Teto do balcão externo, onde fica a pintura acima

Detalhes dos ladrilhos do piso, também restaurados

Detalhe da janela, com vista para a Cinelândia
E uma manifestação pelo caminho... desta vez dos aposentados da Varig. Pelo menos, com um belo fundo, o Museu Nacional de Belas Artes.

Para terminar o passeio, pegamos o metrô em frente ao Teatro Municipal (estação Cinelândia) e fomos até a Cantagalo. Passamos em um café para um lanche e seguimos a pé até nossa "casa". Belo passeio!!!