terça-feira, 30 de julho de 2013

Um Passeio pelo Centro Histórico de Lima

Na sexta-feira, dia 26.07, fizemos um passeio pelo centro da cidade. Pegamos um "táxi" no hotel (no Ibis tinha um serviço de táxi diferente, com carros bem melhores) por 21 soles e descemos na Plaza das Armas. Miraflores (onde a maioria dos turistas se hospedam) é bastante distante do centro da cidade. Acho que levamos pelo menos meia hora para chegar...

Nesta praça, ficam a Catedral, o Arcebispado, o Palácio do Governo e a Prefeitura.
Catedral

Palácio do Governo
Arcebispado
Vista da praça

Saindo da praça, seguimos para o Convento de San Francisco. O prédio é bem bonito e fizemos um tour guiado bem interessante. O valor da entrada era de 7 soles por adulto e 1 sole por  criança, já com a visita guiada. Destaque para a biblioteca, com exemplares muito antigos, e para as catacumbas. Como não era permitido fotografar, pratiquei uma única contravenção nas catacumbas, meio escondida.

Catacumbas - esta com crânios e fêmures
As catacumbas eram utilizadas quando não havia cemitérios. No início, naquelas que visitamos, eram enterrados os religiosos. Depois, este local  foi transformado em cemitério público, até a construção de um de verdade. Tudo o que visitamos nas catacumbas foi resultado de escavação e toda a população de Lima da época era enterrada (e velada) sob a igreja.

Muito próximo dali, fica o Parque de la Muralla. Atualmente é um grande parque para a população, mas tem a parte histórica, já que mantiveram parte da muralha construída pelos espanhóis para proteção da cidade.

Caminhamos pela peatonal Jirón Ica Ucayali e desembocamos no "centro não-histórico" de Lima, que vai merecer um post exclusivo.

Retornamos para uma das travessas da praça, para almoçarmos no Tanta. É um restaurante (de rede) do chef peruano Gaston Acurio, com preços razoáveis. A Cecília comeu uma massa e eu e o Emerson dividimos nosso segundo ceviche e uma salada com camarões.

Nosso ceviche - amei o milho peruano. É gigante!

Saímos por uma rua lateral da praça, também peatonal e com bastante comércio, a Jirón de la Unión. Lá fica a Iglesia Nuestra Señora de la Merced, com uma fachada muito bonita.

Peatonal Jirón de la Unión

Iglesia Nuestra Señora de la Merced
Finalizamos nosso passeio pelo centro na Plaza San Martín, toda branca, muito bonita.

Nesta mesma praça, escolhemos nosso táxi (sim, porque tem uns carros que não dá coragem de entrar!) e por 10 soles fomos até o Museu Larco, bem longe do centro.

Aqui um experiência prática do como funcionam os táxis em Lima. Eles não possuem taxímetro e é necessário acertar o preço com o taxista antes de entrar no carro. Pedimos o valor para um taxista e ele iria nos cobrar 17 soles. Questionamos um outro, que nos cobrou 10 soles (era tão longe que ficamos com pena e demos 12 soles pra ele...).

O Museu Larco é a atração nº 1 de Lima no Tripadvisor e também vai ganhar um post exclusivo! Ele merece...