domingo, 3 de julho de 2011

Monte Pilatus

Hoje (03/07), fomos ao Monte Pilatus. Na própria estação central dá para comprar o ticket do trem (ou barco), do trenzinho para subir no Pilatus, do bondinho para descer e do ônibus para voltar a Lucerna, tudo num pacote.


Trem a caminho do Monte Pilatus
Apenas conhecemos trens suíços regionais, mas estes já são excelentes! O trem de hoje, que faz um trajeto curto, é o da foto acima, muito limpo, ajeitado e até com janelas panorâmicas. Muito bom! Em menos de trinta minutos chega-se a Alpenachstad, de onde sai o trem mais inclinado do mundo, como aqui intitulam. Em trinta minutos ele chega ao topo, com mais de 2.000 metros de altitude (Lucerna está a aproximadamente 400 metros). Lá em cima é um pouco frio, mesmo nesta época do ano.


Alpenachstad: estação do trem para subir até o topo do monte

Tem muitas cadeiras para sentar e apreciar a vista, que é lindíssima! De um lado, os picos de neve eterna; de outro, os lagos e várias cidades.


Vista para os picos de neve eterna



Este é o trem que leva até o topo


Até apareceu um personagem, que representa o Monte Pilatus, para a Cecília correr para uma fotografia:


Depois de apreciarmos a paisagem e gastarmos nossos bônus de CHF 10,00 cada um, fazendo um lanche, descemos em direção a Kriens. A primeira parte do trajeto é feito num bondinho maior, no estilo pão de açúcar, com uma descida beeeem inclinada. Lindíssimo!



Bondinho n. 1

Na segunda parte da descida, utiliza-se um bondinho bem menor, para umas quatro pessoas, todas sentadas. Essa parte é mais longa, de quase vinte minutos: um passeio!



Bondinho n. 2
Chegando à estação final, seguem-se as placas de indicação para o ônibus com destino à estação central de Lucerna.

Dois apontamentos para reflexão:
-Tanto no trem quanto no ônibus, não existe qualquer cobrador ou catraca. É simplesmente entrar e andar... Imagina isto no Brasil! Quantos será que comprariam seu ticket??? Tudo bem que pode aparecer o fiscal, mas até agora nunca vi nenhum...
-Existem enormes estacionamentos de bicicletas. Não vi nenhuma delas com trava ou cadeado e continuam lá, esperando seu dono.

Ah, e mais uma curiosidade: os francos suíços são muito bonitos. Até tirei uma foto!

Neste dia, ainda fizemos um passeio pelas muralhas da cidade. Como não baixei as fotos ainda, fica para um próximo post.

Amanhã: Milão

2 comentários:

  1. Meu deus que fotos lindas!
    Que lugares incríveis!
    E queremos mais fotos, mais atualizações!!!
    Bjs,
    Sds

    Camila

    ResponderExcluir
  2. Teu pai te ensinou a fazer as caretas do bondinho? Pede pra ele te ensinar...

    Beijos Guga

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...