sábado, 11 de janeiro de 2014

Alcatraz

Dia 09/01, última dia em San Francisco e dia de conhecer Alcatraz!

Pra mim, dois pontos altos da viagem a San Francisco foram ver a Golden Gate de perto e fazer o passeio a Alcatraz. Gostei de muitas outras coisas, adorei a cidade, mas ir a Alcatraz valeu cada dólar (e foram vários!).

Compramos nossos tickets pela internet na noite anterior, quando ainda tinham todos os horários disponíveis. Até acho que teria para comprar na hora, mas talvez para um horário mais adiante. Em épocas mais concorridas, melhor é comprar com mais antecedência. Assim, adquirimos as entradas para às 9:30, sendo necessário comparecer apenas 30 minutos antes no que chamam de "will call", com o número da compra, documento com foto e o cartão de crédito utilizado. Fazendo isso, não é necessário imprimir (o que às vezes é difícil durante a viagem).

O passeio para nós três saiu U$ 102,00, valor que abrange a entrada no parque nacional e o cruzeiro até a ilha.

O barco sai do pier 33 e fomos até lá de táxi mesmo. Da Union Square até o pier 33 o valor da corrida ficou em U$ 15,00, com gorjeta.

O controle da fila para embarcar começa 30 minutos antes do horário, então chegamos lá, pegamos os ingressos e fomos para a fila. Pouco tempo depois, já estávamos no barco.

Na descida do barco, há um guia informando o funcionamento do parque e depois é só subir (de novo!) um morro em zigue-zague até a entrada da prisão, onde são entregues os áudio-guias (tem em português). Ali, inicia a visita propriamente dita.


Já na subida, avista-se a caixa d'água

Pegados os áudio-guias, passa-se direto às celas!




O refeitório era um dos poucos lugares em que os prisioneiros podiam conversar (o outro era o pátio). Nas fotos aparecem a cozinha e o salão:



O pátio era outro lugar em que os detentos se encontravam. E que vista tinham! Golden Gate...

Quem já viu este cenário em filmes?

Vista do pátio

Prédio visto do pátio
Chegamos ao bloco D, o bloco do isolamento. Quem não tinha um bom comportamento, acabava ficando por aqui, totalmente isolado. As celas eram maiores, porém viradas para o lado da ilha com mais vento e era o local mais frio da prisão.



Ali também ficavam as piores celas, estas totalmente fechadas, como as que aparecem nas duas fotografias seguintes.


Nesse dia, o Emerson não se comportou e ficou ali, hehehe
Outro lugar que os "bonzinhos" podiam frequentar era a biblioteca...


Agora, o Emerson se comportou e tem direito a ler seus livros!
Também passamos pela parte em que os presos recebiam suas visitas. Esse era o contato que tinham:


No pátio da Administração, outra bela vista, talvez a mais linda de San Francisco. Deve ser lindíssima no verão, quando o sol cruza mais alto!


Essa foto mostra bem algumas das lombas íngremes da cidade

E agora uma das histórias mais famosas... a fuga de Alcatraz! Foram três os que conseguiram fugir, cavando ao longo do tempo a parede da cela, onde ficava a tela que aparece na fotografia. Na hora da contagem, o oficial verificou que um dos prisioneiros não estava vestido e de pé como determinava a regra e quando foi mexer na cabeça (também aparece na foto), esta "caiu"... 


Os prisioneiros passaram pelo buraco que aparece acima e entraram na tubulação do prédio, subindo até o telhado (eram três andares...). A foto abaixo é para ser desta tubulação, mas, como tem um vidro com proteção, ficou com muito reflexo... Na parte de baixo dá para ver alguma coisa. Até hoje não se sabe se estes prisioneiros conseguiram de fato a liberdade.


E chegou o dia em que a prisão foi fechada, em 1963.


E Alcatraz é isso aí...


Na lojinha (sempre tem uma!), tinha até sabonetes para vender... Pelo péssimo cheiro, até acho que se assemelham aos usados na época.


Fomos para a fila do barco e voltamos às 12:55 (tem barcos aproximadamente a cada meia hora para retorno). Não se apavore com a fila, cabe muita gente lá dentro!

Bela vista na volta...



Outras curiosidades: 
Não houve execuções em Alcatraz.
Ocorreram cinco suicídios e oito homicídios.
Não havia mulheres presas.
Entre 1969 e 1971, a ilha foi invadida por índios americanos que reivindicavam a posse da ilha. Daí as pichações em alguns locais como na famosa caixa d'água.
A história do Frank Morris (mentor da fuga) está muito bem contada no filme "Fuga de Alcatraz" com o Clint Eastwood, disponível no Netflix. (Esses dois últimos adendos são do detento acima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...