Já fazia alguns dias que estávamos rodando pela Califórnia e ainda não tínhamos conhecido nenhuma das várias missões que tem por aqui. Então, aproveitando o caminho entre Anaheim e San Diego, paramos na Mission San Juan Capistrano (19.01).
Ela fica a uns 40 minutos de Anaheim e é só sair da estrada que ela está ali! Facílimo acesso. A entrada custa U$ 9,00 por adulto e U$ 6,00 por criança. Neste valor, está incluído um áudio-guia em espanhol ou inglês. Ainda, tem dois estacionamentos públicos gratuitos ao lado.
Esta missão foi fundada em 1776 e foi posteriormente restaurada. As missões são uma parte importante da história da Califórnia.
Esta missão foi a sétima de vinte e uma missões fundadas na Alta Califórnia. Como as outras, San Juan Capistrano foi criada para expandir os limites territoriais da Espanha, e para espalhar o cristianismo aos povos nativos da Califórnia. Ao contrário das colônias britânicas na costa leste da América do Norte, que trouxeram as pessoas de sua terra natal para formar colônias, os espanhóis acreditavam que poderiam transformar os povos nativos em bons cidadãos espanhóis. A ideia era fazer postos avançados coloniais chamados missões, liderados por padres franciscanos e soldados espanhóis. As missões seriam um centro de aprendizagem e formação dos povos nativos. Nesta época, a Califórnia ainda não pertencia aos Estados Unidos, sendo território Espanhol (assim com o México).
Em 1821, o México conquistou a sua independência da Espanha, o que fez da Alta Califórnia um território mexicano. Na mesma época, se acentuou o declínio da missão. Em 1848, os Estados Unidos ganharam a guerra mexicano-americana e, como parte do Tratado de Guadalupe Hidalgo, Califórnia e outros territórios ocidentais foram cedidos para os Estados Unidos. Aliás, a influência mexicana é vista em toda Califórnia e se acentua na parte ao sul de Los Angeles. Em San Diego, onde estamos agora, é fortíssima, inclusive pela fronteira muito próxima.
Entrada da missão |
Acomodações dos soldados |
Pátio |
Vista externa da capela |
Mais uma foto do pátio, com a capela |
Estas fotos abaixo mostram as ruínas da "Great Stone Church". A igreja foi construída em 1806 e foi praticamente demolida por um terremoto em 1812, que matou 40 pessoas que estavam em seu interior. Foi uma das maiores construções da Califórnia na sua época e atualmente possui grande risco de desabamento.
Visitar uma das missões da Califórnia é uma aula de história, uma forma de conhecer um pouco mais deste Estado. Nosso "desvio" não levou mais do que duas horas e valeu muito a pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário