sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

De Évora a Marvão

15.01.2015

Deixamos Évora com destino a Marvão, com objetivo de passear um pouco pelo caminho. Tomamos café ainda no hotel e por volta das 10 horas deixamos a cidade. Nossa primeira parada foi em Vila Viçosa, uma cidade de 8.000 habitantes que fica aproximadamente a 50 Km de Évora.
A cidade é bem pequena e começamos pelo castelo, que era onde a família Bragança morava antes de ser construído o palácio na mesma cidade. Achei um pouco confuso para chegar nele, mas enfim encontramos e entramos no Museu de Arqueologia e Museu de Caça que tem dentro. O início da visita é pela parte da arqueologia, com peças de até 9.000 anos.

Entrada do castelo e museu

Túneis onde ficavam os guardas

Túneis dentro do museu

A sequência da visita passa pelo Museu de Caça, com vários animais empalhados com origem nas caças feitas pelos duques e também com as armas de caça expostas. A Cecília, quando se deu conta que não eram animais que morreram e que foram empalhados, mas sim que foram mortos em caça, ficou um pouco chateada...

Parte superior do castelo, de onde se tem uma bela vista da cidade

Saímos do castelo e fomos para onde fica o Terreiro do Paço e o Palácio Ducal, construído no século XVI, quando o duque se cansou do castelo. O palácio é feito de mármore, que é o que não falta nesta região. Não só o castelo, mas também o chão da praça é de mármore. A praça é enorme, bem bonita, mas o palácio fechava para a “sesta” e então não conseguimos entrar.

Palácio Ducal - destaque também para o chão da praça

Mármore na beira da estrada - muitos pontos de extração

Mais mármore

Então seguimos para Estremoz, cidade próxima de Vila Viçosa. Uma pena que o tempo não estava bom... dessa vez, além de nublado, pegamos um chuvisco e um vento que atrapalharam bastante.
Tem um estacionamento enorme e gratuito bem central, no Rossio Marquês de Pombal. Deixamos o carro ali (reparei que até o cordão do calçamento era de granito rosado) e almoçamos quase em frente, no Café Alentejano. Sopa de legumes para mim, mais dois pratos com arroz, fritas, salada e carne de porco (um deles lombinho), além da bebida, pelo total de 21 euros. Comida bem gostosa! Seguimos em direção à cidade alta, que tem uma muralha que a circunda e onde há também um palácio, que atualmente é uma das Pousadas de Portugal. Como começou a chover um pouco mais, acabamos tomando um café no caminho...

Estacionamento

Parada para um café, esperando a chuva passar...

Mais de Estremoz

Entrando no castelo

Torre de Estremoz - construída entre os séculos XIII e XIV

Vista da cidade

O vento estava fortíssimo no topo da cidade alta! Foi uma pena o clima ter atrapalhado tanto, porque também não ajudou com a vista, que, em dias de sol, deve ser muito bonita.

No caminho também encontramos vários sobreiros, que são as árvores de onde é extraída a cortiça. Pelo que já li, depois de retirada a cortiça da árvore (dá para ver direitinho no caule a diferença de onde foi tirada), deve-se esperar mais cerca de 10 anos para fazer nova extração. O Alentejo é a região de Portugal que mais produz cortiça e Portugal é o principal produtor do mundo.

Enfim, subimos bastante e chegamos a Marvão, próxima da cidade de Portalegre, com bastante neblina e também com chuva, que é para lembrar do nosso inverno. Encontramos um hotel com fácil estacionamento, o Hotel El Rei Dom Manuel.

Entrada da cidade

Marvão tem uma população de apenas 150 habitantes e fica em cima de um morro, a 10 Km da fronteira com a Espanha. A promessa é que a vista daqui é maravilhosa e a principal a atração é um castelo com muralhas.