sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sintra

Sintra é um passeio tradicional para quem está em Lisboa. É perto, fácil de chegar e com castelo e palácios. Dá para pegar o trem na Estação Rossio, bem central em Lisboa, que sai a cada 15 minutos, e em 40 minutos o trem para na estação final de Sintra. Uma breve caminhada (táxi ou ônibus) e já se avista ao Palácio Nacional de Sintra, bem no centro da cidade histórica. 

Optamos com conhecer o Palácio Nacional de Sintra, mais antigo e mais central. Para ir ao Castelo dos Mouros ou ao Palácio da Pena é imprescindível o táxi ou o ônibus circular, que passa pela estação ferroviária e pelo centro e vai até os demais pontos turísticos por 5 euros por dia. Quando a gente avista o castelo dos mouros dá para perceber que caminhar até lá não é para qualquer um.



Palácio Nacional de Sintra, visto do caminho
O palácio tem origem moura e dá para perceber que é muito diferente de todos os outros palácios que já passamos. Posteriormente ele foi ampliado por Dom Dinis, Dom João I e dom Manuel I.


Sala dos Cisnes

Sala dos Brasões, com escudos de 72 famílias
importantes do século XVI

Capela Palatina, com mosaico islâmico no chão


Cozinha

Detalhe dos chaminés na cozinha, aqueles enormes que se avistam de fora

Já na parte de fora.
Nesta foto, dá para ter noção da altura do Castelo dos Mouros (aquela imensa muralha). Imagino que a vista lá de cima deve ser incrível! Como já fomos a muitos castelos nessa viagem, esse fica para a próxima!



Embora tenha muita coisa para visitar, a cidade, em si, é muito pequena. Algumas ruazinhas com comércio, restaurantes e acabou.



Aproveitamos para ir na Casa da Piriquita, de 1846. Lá experimentados a queijada e o travesseiro, este marca registrada da casa, mas confesso que não achei assim tão maravilhoso.


Queijada e travesseiro
Minha opinião: Sintra vale a pena para uma visita a seu castelo, palácios e parques. A cidade em si, depois de tantas outras lindas que vimos por aqui, me decepcionou um pouco. Ah, e a temperatura é mais baixa que Lisboa. Chegamos lá um pouco antes das 11 horas e duas da tarde já retornamos. Chegando cedo, dá para conhecer o castelo e os dois palácios no mesmo dia, pegando o ônibus desde a estação ferroviária e parando pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...