sábado, 24 de janeiro de 2015

Guimarães

23.01.2015

Dia de outro bate-volta saindo do Porto. Trem urbano de cerca de 1 hora, com valor de 15,50 euros para nós três (dessa vez usamos o mesmo cartão de Braga, por isso mais barato). Dá para comprar o cartão de transporte, já com as viagens de ida e volta, e na hora é só validar, até 15 minutos antes do horário do trem. Dessa forma, não precisa saber qual horário do trem que irá pegar quando compra o bilhete. O mesmo cartão pode ser utilizado para os outros trens urbanos (Braga, Aveiro).

A estação de trem de Guimarães fica a uns 10 minutos de caminhada do centro histórico. Já na chegada ao centro, no Largo do Toural, a cidade  mostra que é linda! E já ensina que ali começou Portugal, com seu primeiro rei Afonso Henriques.



Largo do Toural



A cidade com ruas estreitas e curvas é compacta, mas muito bem preservada e cuidada, como nenhuma outra cidade que vi em Portugal até agora. Almoçamos próximo da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e fomos em direção ao Castelo de Guimarães e ao Paço dos Duques de Bragança.

Igreja Nossa Senhora da Oliveira



O Castelo e o Paço ficam lado a lado, mas são de épocas distintas. O castelo, mais antigo, teve início da construção no século XI e foi ali que nasceu Afonso Henriques. Não há muito que visitar em seu interior. Bem próximo, fica a Igreja de São Miguel do Castelo, onde está a pia batismal de Afonso Henriques, bem como estão enterrados muitos companheiros de armas do rei.



Interior da igreja, onde estão enterrados sob o piso
os companheiros de armas do rei

Pia batismal do rei Afonso Henriques

Já o Paço dos Duques foi construído no século XV, por Dom Afonso, primeiro Duque de Bragança (esse é outro Afonso!). Posteriormente, o local foi abandonado e a família o trocou por Vila Viçosa. Ainda, o local foi usado como residência presidencial de Salazar.

Estátua de Afonso Henriques

Entrada do Paço
Enormes tapeçarias do Paço


Pátio do Paço

O Paço visto da rua

Saindo dali, fomos até o teleférico, que leva ao morro da Penha. Entre os passeios que fizemos na cidade, acho o único dispensável. O passeio é legal, tem um bela vista da cidade, e deve ser legal no verão, porque há várias mesas para piquenique e bastante espaço verde.


Igreja no topo do morro

Área para piquenique

Dentro do teleférico

Vista da cidade

Mais um pouco da cidade, agora com o Paço e o Castelo

Dali, uma última passadinha no centro histórico, pelo qual fiquei realmente encantada, um doce para não perder o hábito e fomos em direção à estação ferroviária.

Largo da República do Brasil



Recomendo muito a visita a Guimarães. Além de ser um lugar histórico, a cidade é linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...