sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
9/11 Memorial
Essa imagem representa tudo o que se pode dizer sobre o Memorial. É impactante, triste, muito mais do que qualquer outro memorial que eu já estive... Já vi vários memoriais das mais variadas guerras, também fazendo referência aos seus mortos, mas nenhum é tão impressionante como este. Provavelmente por estar no lugar do atentado ou pelo fato de termos presenciado em tempo real tudo o que aconteceu no dia 11/9/2001.
Quem não se lembra o que fazia nesse dia? Eu havia visto há pouco na internet meu nome como aprovada no concurso...
Tenho que admitir que passei a visita inteira com um nó na garganta. As duas piscinas com queda d'água, uma no lugar da torre norte e outra na torre sul, lembrando que exatamente ali estava os dois prédios do WTC que vimos desabar ao vivo pela televisão; os nomes de todos os que morreram naquele atentado, sendo uma parte enorme de policiais e bombeiros que tentavam resgatar as pessoas; as pessoas prestando homenagem aos seus familiares e amigos, colocando flores, como na fotografia acima, onde estava escrito "Joe, você estará para sempre em nossos corações"... e como explicar para uma criança o que tudo aquilo significa?
A Cecília precisava saber o que estava fazendo ali e o que era aquilo tudo, mas não é fácil explicar para uma criança de uma forma que ela entenda e não se assuste demais... então, para evitar outros medos, por enquanto omitimos o que atingiu as torres.
Outra coisa que impressiona é a quantidade de segurança que existe lá. Só os nossos ingressos foram checados três vezes e por óbvio tem revista com raio-x. Há inúmeros policiais, câmeras, voluntários... Penso que havia pelo menos umas cem pessoas cuidando do local.
Há duas novas torres sendo construídas ali e uma delas será o prédio mais alto dos Estados Unidos. A construção é a que aparece na foto acima.
Outra coisa que impressiona é a árvore sobrevivente que está lá. Já foram plantadas várias árvores (carvalhos brancos), sendo que a única árvore diferente é uma pereira. Ela foi plantada na praça do WTC nos anos 1970 e foi encontrada danificada após o ataque, em meio aos escombros, reduzida a um tronco de 2 metros. Ela foi levada a um parque de NY, foi cuidada e chegou a 9 metros de altura, quando em março de 2010 foi arrancada com as raízes por uma tempestade. Ela sobreviveu e em dezembro de 2010 foi colocada no memorial. Incrível!
Já há um prédio que abrigará o museu do memorial e onde estarão duas colunas de aço que eram parte da fachada original da torre norte, recuperadas dos escombros.
Eu não tenho dúvida de que a visita vale a pena. Faz parte da história que presenciamos e que certamente nossos filhos aprenderão na escola...
Como ir? A entrada é gratuita. É recomendado fazer a reserva pela internet e imprimir os ingressos. Eu acompanhei a previsão do tempo e antes de viajar já fiz o agendamento para o mesmo dia em que planejava a visita à Estátua da Liberdade (09/01/2013). Entretanto, talvez pela época, me pareceu que quem não tinha ingresso ganhava na entrada. Em períodos mais cheios, acho que é bom garantir pela internet.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário