domingo, 13 de janeiro de 2013

O incrível Metropolitan

Fachada do museu


Imperdível! Este museu é realmente maravilhoso.
Nossa companheira aguentou firme no início, mas depois do almoço já estava cansada, até porque resolvemos deixar o carrinho no hotel.
Dessa vez, usamos nosso metrocard no ônibus e deu tudo certo. Pegamos a linha 4, que sai da esquina do nosso hotel e para a uma quadra do museu (o metrô exigiria uma caminhada maior...)
Também utilizamos o NY City Pass. Já havia lido em vários sites brasileiros para pagar o valor de U$ 1,00 para entrar, que não teria problema. De fato, o valor de U$ 25,00 para adultos é sugerido (no nosso caso estava incluído no City Pass), mas durante o período em que ficamos atrás do caixa, por uns 10 minutos, aguardando a visita guiada, não vi nenhuma pessoa pagar valor inferior àquele sugerido. Então, parece possível pagar o valor que quiser, mas também parece que a maioria paga efetivamente o valor sugerido.
Chegamos no museu pelas 10:30, guardamos nossos casacos e mochila no guarda-volumes, pegamos mapas e fomos tomar café, aguardando a visita guiada em português com início às 11:15.
A visita dura uma hora e acontece nas terças, quintas e sextas, mas é bom dar uma conferida no site do museu. Achei que vale a pena, porque é uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre algumas peças do museu. A Cecília pareceu ter gostado bastante, apurava o passo para ficar grudada na "professora". Para quem entende bem o inglês, tem visitas guiadas por setor que devem ser muito interessantes.

Ce correndo atrás da guia
O museu é gigantesco! Não conseguimos passar nem por 1/3 dele. Eu digo passar e não necessariamente ver... Ficamos um pouco mais de tempo no setor do Egito, que é muito legal! Tem múmias, sarcófagos, peças antigas, mas o mais impressionante é o Templo de Dendur. Foi um presente do Egito para os Estados Unidos, sendo que se aguardou por 20 anos até encontrar um lugar para ser montado. As peças foram trazidas uma a uma e montadas num espaço grande, colocaram água  ao redor, para fazer referência ao Rio Nilo e ainda tem entrada de luz natural para conservação.

Templo de Dendur

Templo de Dendur

Peças egípcias, incluindo um sarcófago

Depois almoçamos num restaurante que tem no subsolo. Tem bastante variedade de comida, com um buffet a quilo de salada e alguns pratos quentes. Também tem menus infantis.

Percorremos uma parte da ala grega e romana, asiática e islâmica.

Ásia... (o olho fechado é proposital)
Ala do budismo (especial para o amigo Tiago)

A história do museu abrange 4.000 anos

Essa coluna romana foi cortada, deixando a base e o topo, porque tinha 50 metros

Esculturas romanas
Parte islâmica
Queria ter visto muito mais! Mas cinco horas no museu foi o limite máximo da Cecília (sendo que uma hora foi no almoço...). O legal é que o início foi muito bom, ela adorou, só que não consegue ficar tanto tempo num museu, mesmo sendo interessante como este. Acredito que quando ela cresça um pouco, esse tipo de passeio vai ficar bem melhor e é isso que a gente espera...

Um comentário:

  1. Muito agradecido por lembrarem de mim em espaço tão especial (budismo) nesse, aparentemente, esplêndido museu!!!!!
    Beijo grande aos meus amigos viajantes!!!

    Tiago S. Dumcke

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...