quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Canyon de Chelly National Monument

24-1-2017

Depois da apreensão do caminho, chegamos ao Thinderbird Lodge (bom, barato - U$56,00- e dentro da área do canyon). Novamente acordamos tendo que trabalhar!!! Lá foi o Emerson tirar a neve do carro.

Fomos ao visitor center do Canyon de Chelly National Monument, pegamos o mapa e demos início ao tour pelo Canyon, através do South Rim. A entrada é gratuita.

O céu estava nublado e a paisagem do canyon cheia de neve. Estava lindo!!

Na segunda parada para apreciar a vista, encontramos um nativo. Contou histórias e nos vendeu seu trabalho de pintura em pedras. Achei que seria uma roubada, mas a pintura era bonita e o valor bem honesto. Ele mora na própria área do canyon. Aliás, passeando pelo canyon, dá para ver muitas casas onde moram os nativos. É, além de um monumento nacional, lugar de moradia. Aliás, na nota do nosso hotel, que fica dentro dessa área, não há cobrança de taxas para os Estados Unidos, mas sim para a "Navajo Nation", além de uma taxa de ocupação.

À medida que subíamos na altitude, começou a nevar e a complicar nosso passeio. Paramos na White House Overlook, que era onde havíamos planejado fazer uma trilha, plano devidamente deixado de lado diante das condições climáticas. O objetivo era descer até o pé da montanha, para ver de perto as ruínas de moradias ocupadas há mil anos.

O cachorrinho até fez pose para foto. Nos acompanhou no passeio, um amor.

Aqui um zoom nas moradias que falei acima e onde gostaríamos de ter descido em uma trilha de cerca de 4km ida e volta.

Aqui as moradias no contexto da montanha!

Fomos até o fim do South Rim, mas na última parada, além da neve, chegou a neblina e não conseguimos ver a Spider Rock. Até tentamos dar uma volta pelo North Rim, mas acabamos desistindo do resto do passeio. Mesmo curto, valeu a pena pelos cenários que tivemos oportunidade de ver e por conseguir comprar um artesanato autêntico, direto do nativo que o produziu e que explicou a razão de cada parte do desenho.

Um pouco de neve na estrada...

A neve e a neblina prejudicando um pouco nosso passeio. Cadê a Spider Rock?

Um pouco da história do Canyon de Chelly:

O canyon é habitado há cerca de 5 mil anos de maneira contínua. Os primeiros residentes permaneciam a maior parte em abrigos juntos às rochas e deixaram registros pintados nas paredes do canyon. Esses habitantes são chamados de Anasazi, uma palavra em Navajo para habitantes do passado. Estima-se que tenham vivido nesta região entre 2.500 e 200 anos a.C. Depois disso, evidências de habilidades agropecuárias e manuais apareceram e os povos daquela época foram chamados de fazedores de cesto (basket makers). Aproximadamente em 750 d.C., eles começaram a se juntar em aglomerados, formando os "pueblos" e abandonaram os abrigos precários das rochas. Entre 1.300 e 1.600, vários fatores fizeram com que os "pueblos" fossem se dissolvendo e abandonando o canyon de Chelly. Há 400 anos, houve uma migração de navajos para a região e ali eles se assentaram. Em 1863, a expansão americana comandada pelo Coronel Kit Carson entrou no Canyon de Chelly e prendeu e matou a maioria dos Navajos. Os que sobraram foram forçados a caminhar mais de 300 milhas, a chamada "The Long Walk", até Fort Sumner, no Novo México. Em 1868 o governo americano finalmente permitiu que os Navajos voltassem ao território do Canyon e a partir dali eles estabeleceram os "Trading Posts", que foram fundamentais para o sustento dos navajos  chegarem até os dias atuais.

E seguimos em frente.  Tínhamos toda a tarde para passear e percorrer os 200 Km até nosso destino do dia: Monument Valley.