sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Monument Valley


24 e 25-1-2017

Vindos de Chinle, chegamos ao Monument Valley pelo noroeste. Por essa estrada, a chegada é deslumbrante! É o famoso cenário da estrada em direção às pedras, a cena em que Forrest Gump desiste de seguir em frente... uma pena que a posição do sol no inverno não deixa as fotografias tão lindas quanto poderia, já que nunca iluminará diretamente a face da pedra vista da estrada. 







O tripé sempre nos ajudando a sair juntos nas fotos
Ainda a caminho do hotel, cruzamos por essas outras formações, que, com o sol mais baixo e as iluminando, ficam com essa cor totalmente avermelhada. A cor é incrível.


Com o sol quase se pondo, ainda registramos essa imagem de uma sequência de pedras iluminadas pelo sol. Acho que levamos uma hora para fazer os últimos quilômetros!


Já na estrada que dá acesso ao hotel, mais uma parada...

Optamos por dormir no Monument Valley para ter a oportunidade de ver tanto a luz do sol ao se pôr quanto pela manhã. Ainda controlamos a previsão do tempo, para tentar pegar um dia bonito ou pelo menos sem chuva. E foi então que, além da chegada ter sido linda, acordamos com um céu azul lindíssimo! Fomos de manhã ao visitor center. A entrada seria de U$ 20,00 por carro até quatro pessoas, porém havia uma placa dizendo que estaria fechado entre 23 a  27 de janeiro, sem necessidade de pagamento. Era possível entrar, porém o visistor center e o museu estavam fechados. O principal, entretanto, estava lá, para encher nossos olhos.


O Monument Valley fica bem na divisa dos estados do Arizona e Utah. Nosso hotel ficava em Utah, mas o visitor center em Arizona, embora a distância entre eles não passasse de 5 km.



 Apesar do lindo sol, o dia estava muito frio. Amanheceu com -8 graus Celsius e não imagino que nessa hora a temperatura estivesse positiva. Não era fácil deixar as mãos fora das luvas.

Ao lado do estacionamento do visitor center tem uma estrada de chão onde é possível transitar de carro sem guia. É um pouco precária e não chega tão perto das pedras, embora tenha cenários lindos também. Para uma trilha mais completa e mais próxima das pedras, é necessário contratar um tour com os navajos, que administram o parque. Acabamos não fazendo a trilha até o fim, porque a estrada começou a ficar muito esburacada. As fotos que seguem foram feitas já na trilha.







Hospedagem:

Há poucas opções de hospedagem em Monument Valley. Junto ao visitor center tem o The View, com um vista incrível e posição privilegiada. Acontece que isso tem um preço. Ficamos a uns 5 km do visitor center, no Goulding's Lodge. Achei o hotel muito bom, e, mesmo um pouco longe, essa é a vista da sacada do quarto:


Se não estivesse tão frio, daria para aproveitar as cadeiras da sacada e apreciar a vista. Nesta época, o valor é muito bom pela localização (U$ 85,00 com taxas). Lá descobrimos a história de Harry Goulding e sua esposa, que dão nome ao hotel. Eles chegaram à região no início dos anos 20. Em 1928 construíram um "trading post", que ainda está ali na forma de um museu. Eles permutavam produtos com os navajos.

Com a depressão, a região de Monument Valley sofreu muito com a baixa da economia. Então, em 1938, o povo Navajo mandou Harry Goulding e sua esposa para Hollywood, em busca de uma solução. Conseguiram contato com o diretor de cinema John Ford e o convenceram de que Monument Valley seria uma ótima locação para um filme. Um mês depois, John Ford e o elenco filmaram o primeiro de nove filmes de Ford na cidade. Lá no hotel também está a cabine original utilizada por John Wayne no filme "Legião Invencível" . Foi a partir daí que Monument Valley começou a ser locação de filmes e propagandas.
Sentido horário: 1- Cenário no hotel. 2- Antigo "Trading Post", atual museu.
 3- Placa em homenagem aos Goulding's. 4 - Casa utilizada por John Waine

Outra opção de hospedagem é na cidade de Kayenta, cerca de 40 km do Monument Valley. Ali tem alguns poucos hotéis e também alguma opção de lanchonetes, como Mc Donald's. Em Monument Valley apenas restam os restaurantes dos hotéis (no nosso tinha também uma praça de alimentação, que não fomos).

Mas estamos numa road trip, então seguimos para o nosso próximo destino: Page - Arizona.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...