sábado, 28 de janeiro de 2017

Page - dia 2: Antelope Canyon

27-1-2017

Hoje o dia foi reservado ao passeio do Antelope Canyon. Há duas opções: o Upper Antelope Canyon e o Lower Antelope Canyon. O primeiro é sobre o solo, com entrada direta após o uso de um transporte até o acesso, mais famoso, mais cheio e mais caro. O segundo é sob o solo, necessitando de escada para acesso, com passagens mais estreitas em alguns pontos, menos concorrido e mais barato. Li bastante na internet e optamos pelo lower. Por adulto o upper (no horário com o sol mais alto) sairia U$ 50,00 e o Lower saiu U$ 33,00. Nesta época do ano (inverno), onde o sol cruza mais baixo, não vimos a incidência direta do faixo de luz do sol sobre o chão (o que provavelmente poderíamos ver no upper), mas mesmo assim o passeio é incrível!!!


 São três andares de escada abaixo para acessar o canyon. Olhando no mapa, seria a sequência daquela espécie de fiordes que andamos de barco, tanto que o caminho para os dois passeios é o mesmo até o acesso ao lower antelope canyon. Aqui ele fica mais estreito e não tem água! Entretanto, há o perigo das enchentes, sendo que o monitoramento para evitar que o canyon seja tomado pela água é feito 50 km antes. Em 1997, 12 pessoas morreram surpreendidas pela água. Em 2013 foi a última vez que o canyon foi tomado pela água. O vídeo está no youtube e é assustador.


Uma das escadas está aí nessa estreita passagem...
Foi a própria ação da água que deixou o canyon com essas formas. Segundo a guia, quando  a água passa, ela retira toda a areia do chão e das pedras, sendo necessário cobrir novamente o solo para realização dos passeios.



O tom e as formas das pedras são impressionantes. Foi difícil escolher poucas fotos para mostrar a beleza do lugar, embora nada substitua ver essas imagens a vivo! Nessas fotos em que há pessoas dá para ter noção da altura do lugar! As pedras atingem até 30 metros.


Todos os passeios são feitos com guias. A nossa se chamava Savanah e deu várias explicações do lugar. Ajudou todos a selecionar a melhor forma de tirar as fotos (controle de branco selecionado na sombra, exposição entre -0,5 e -0,1, Iso 400). Nesses passeios não dá para levar tripé, o que acaba dificultando em algumas fotos, já que o lugar não é tão claro. Apenas nos tours fotográficos (menos gente, mais tempo e mais caro) é possível levar tripé. No tour fotográfico todos devem estar com máquinas SLR ou DSLR.



Em três pontos do passeio a guia pega a máquina de todo mundo para tirar as fotos. Assim conseguimos ter várias fotos em família (também não pode levar o vulgo "pau de selfie").





Embora tenha partes estreitas, onde não dá para colocar os dois pés no chão ao mesmo tempo, o passeio é fácil de ser feito. Em nenhum momento fica escuro ou muito fechado.



Mais uma foto cheia de gente para ter uma ideia da altura



Essa tremeu, mas o lugar merece registro. Dá para ver bem o caminho...






Tanto a entrada quanto a saída é feita por escadas. A entrada é de uma vez só, três andares segundo a guia. A saída é gradual, sendo que na última escada acredito que reste apenas um andar. Não é difícil, mas  pessoas com alguma dificuldade de locomoção terão problemas. Aí o melhor é ir direto ao upper, que não é subterrâneo. Todo o trajeto é de cerca de 400 metros.




Aqui mostra a forma como saímos das fendas, eu e a guia! Para trás, fica o caminho percorrido, quase imperceptível para quem olha neste ângulo.



Contratamos o passeio através do Dixie Ellis, diretamente no local do passeio. Chegamos às 11 horas e entramos às 11:10. O passeio dura cerca de 1:15 e vão no máximo 15 pessoas por guia. Na época de baixa temporada me parece não ser necessário agendamento prévio e sempre o ideal é fazer o tour próximo ao horário do meio-dia, quando o sol é mais alto. No lower antelope canyon, são duas as empresas que fazem esse passeio. Os passeios saem a cada 20 minutos.

Para quem tem Page no roteiro, esse passeio é imprescindível!

Depois de dois dias inteiros em Page, é hora de continuar nossa road trip!



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...