sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

De Artesia ao White Sands National Monument: um caminho cheio de surpresas!

18-1-2017
Saímos de Artesia (La Quinta Inn & Suites) com destino ao White Sands National Monument. A estrada a ser percorrida era de 210 Km. Até cogitamos na noite anterior em irmos até Alamogordo, cidade bem próxima de W.S.N.M, porém saímos cansados das cavernas e estava chovendo. E ainda bem!! Esta estrada não é para ser feita à noite. Nesta época, poderíamos ter pegado neve e a paisagem é linda demais para não ser vista. Saímos de Artesia com neblina, mas logo o tempo abriu.

Parecia que a neblina estava apenas sobre Artesia. Logo a paisagem desértica apareceu. Vegetação seca e rasteira. Um pouco a frente encontramos a Lincoln National Forest! Em geral a paisagem é bonita quando a gente atravessa uma floresta... essa estava lindíssima!

Saímos de uma altitude de aproximadamente 1.000 metros e chegamos até 2.500 metros. À medida que íamos subindo, a paisagem tinha mais neve acumulada!!

Nos surpreendemos quando vimos estas árvores parcialmente cobertas de neve:

Mas mais a frente, já na altitude de 2.500 metros, estava tudo muito branquinho. Saímos com sol e chegamos no topo da floresta com neblina alta e neve abundante.

Depois voltamos a descer. A paisagem foi voltando a ser desértica e chegamos ao White Sands National Monument com sol e temperatura bem agradável.

Logo na entrada tem uma loja, onde é possível comprar por U$ 15,00 um disco para escorregar na 'areia'. Se optar por devolvê-lo na saída, o retorno é de U$ 5,00. É o mesmo utilizado para neve. A entrada do parque é de U$ 5,00 por pessoa, mas nesta dia não havia cobrança.

Após a entrada do parque, são 8 km de estrada pavimentada até chegar na área onde tem lugar para estacionar, fazer piquenique e subir nas dunas. Ali são mais 5 Km de estradas de gesso, com vários pontos para parar. A área total é de 712 Km2 e é o maior campo de dunas de gesso do mundo.

Como já contei no post sobre Carlsbad, essa região era toda banhada pelo mar. Há milhões de anos, quando diminuíram as águas do mar, foram deixadas para trás profundas camadas de gesso. As montanhas começaram a se erguer e levantaram o gesso. Posteriormente, a água dos degelos glaciares dissolveram o mineral que estavam nas montanhas e eles retornaram ao chão, formando as dunas. Hoje, a chuva e a neve continuam esse processo.

Comparado com outros tipos de dunas, as de gesso permanecem úmidas durante longos períodos de seca, pois retém mais água. Isso faz com que elas fiquem mais estáveis, permanecendo com seu tamanho e forma. Tanto que não se vê areia voando por lá.

Muita diversão para a Cecília

Perto dali tem uma base aérea, e durante toda a tarde caças F16 voaram na região, para felicidade do Emerson. Ao redor do parque, localiza-se uma área de testes de mísseis da base aérea Holloman. Há uma advertência de que o parque poderá estar fechado devido à realização dos testes. Também foi um pouco mais ao norte que houve a detonação da primeira bomba nuclear na história, o chamado experimento Trinity, que aconteceu em 16-7-1945. Há relatos de pessoas a 230 km de distância afirmando que por dois segundos o céu do final da madrugada havia ficado claro como o dia (colaboração: Emerson).

Caças voando sobre nossas cabeças em foto, acima, e em vídeo, abaixo.

Mais um pouco da Cecília no meio das dunas

Sim, a gente gostou daqui!!!

Foram muitas descidas, até ficar craque!!!

O morro era alto! Lá de cima dava medo!! Dá para medir quantas "Cecílias" tinha essa duna.

Área para piqueniques

Nas primeiras experiências em dunas mais radicais, aconteceram alguns incidentes, mas depois a Cecília aprendeu a controlar o disco.

Primeiro vídeo, com problemas na aterrissagem:

Segundo vídeo, já com mais domínio do disco:

Felizmente, não há registros da minha cambalhota, com direito a areia na boca!!!

Ficamos nas dunas por cerca de 3 horas. Deu para a Cecília brincar bastante e ainda fizemos um piquenique. Mas tínhamos mais estrada pela frente... 90 km até Ruidoso.

Nosso próximo destino: Santa Fé, capital do Novo México.

1. Bah. As paisagens são realmente indescritíveis. Muito legal.
    Esta sequencia de fotos/relato, tá especialmente....especial.
    O "clima" de vocês é completamente contagiante.