sábado, 21 de janeiro de 2017

De Ruidoso a Santa Fé - Capital do Novo México

19-1-2017 e 20-1-2017

Depois de dormirmos em Ruidoso (Quality Inn), passamos pelo centro antes de seguir viagem pelos 310 Km até Santa Fé. Já com mais de 2.000 metros de altitude, numa cidade que é base de estação de esqui, o frio efetivamente chegou para ficar na nossa viagem. O centro da cidade é muito bonito, cheio de lojas, alguns cafés e uma montanha coberta de neve ao fundo, que tem mais de 4.000 metros de altitude.

Centro de Ruidoso
E as paisagens que nos levaram a Santa Fé também eram lindas, embora não tão impactantes quanto a estrada de Artesia a Alamogordo do dia anterior. Alguns morros e muitas partes planas.






E então chegamos a Santa Fé (Hotel Sage Inn), capital do estado americano do Novo México. É a capital de maior altitude dos Estados Unidos, com 2.194 metros. Sua população é de apenas 69.204 (2012) habitantes.

De manhã (20-1) partimos para conhecer o centro histórico. Embora o hotel fique a aproximadamente 1 milha do centro, optamos por usar o carro devido ao frio. Caminhamos pelo lindo centro, com predomínio de construções feitas de adobe.

Prontas para o frio, na Old Plaza.

Igreja de São Franscisco


Até a capela de Loretto achamos por aqui!!!!
 Mas o que mais tinha nas ruas eram galerias de arte, nada para o nosso padrão de gastos...



E era aqui, no endereço 109 East Palace, que ficava o escritório para receber os cientistas que fizeram a primeira bomba atômica, em Los Alamos, testada em White Sands, como contei no post anterior:

109 East Palace
 E mais galerias de arte!!!


Essas pimentas estão por toda a parte. Na loja que fotografei, estavam bem vermelhas, mas até nos corredores externos do nosso hotel têm várias dessas penduradas, já numa cor mais escura, como se estivessem secas. Pela pesquisa que fiz, elas são utilizadas para cozinhar quando estão secas, mas também ficam penduradas para trazer boa sorte e boa saúde!



Na Old Plaza está o "Palace of the Governors", que foi construído pelos expanhóis em 1.610 e é o prédio público americano mais antigo. O Museu da História do Novo México fica atrás deste prédio e é programa imperdível para aprender um pouco sobre a história deste estado americano.

Palace of the Governors


A entrada para o museu custa U$ 12,00 por adulto e criança não paga. O ingresso dá direito a entrar também no Palace of the Governors e à visita guiada de 45 minutos. Optamos por fazer a visita guiada e como sempre valeu muito a pena. 

O Novo México era habitado pelos índios nativos, até ser colonizado pelos espanhóis. Posteriormente, os "pueblos" se uniram e retomaram o poder e por doze anos o palácio do governo foi ocupado pelos nativos. Ao final desse período, os espanhóis retornaram ao comando. Com a independência do México em 1821, o território do Novo México passou a ser controlado pelos Mexicanos e em 1850 passou a ser território americano. Por fim, em 6 de janeiro de 1912, o Novo México passou a ser considerado o 47º estado americano.

Santa Fé foi uma cidade muito importante. Várias foram as trilhas que tinham destino esta cidade, principalmente para fins de comércio. A Old Spanish Trail começava em Los Angeles; a Santa Fe National Historic Trail em Missouri; e o El Camino Real Trail  ía até o México. Santa Fé era como um "hub", destino de todas essas trilhas. A trilha americana (Santa Fe National Historic Trail) foi aberta em 1821, com a indpendência do México, e ligava os Estados Unidos ao México. Foi utilizada por 60 anos e tinha 900 milhas ligando Missouri, nos Estados Unidos e Santa Fé, na época pertencente ao México. Com a chegada das ferrovias em Santa Fé, em 1880, as trilhas não foram mais utilizadas.

Utilizado nas trilhas. 
O museu é excelente! Começa explicando a cultura dos nativos, passando pelo domínio espanhol, que passou a ser do México após sua  independência. Mostra as trilhas direcionadas a Santa Fé e depois a conquista do território pelos americanos. Quando os americanos assumiram a cidade não houve guerra, sendo que o governador mexicano, quando soube que os americanos estavam chegando, deixou o palácio e voltou ao México.

Portanto, o Palace of the Governors foi utilizado pelos espanhóis, nativos, mexicanos e americanos!!!

O centro é pequeno, mas tem vários outros museus para visitar! 

Nosso próximo destino é Albuquerque, maior cidade do Novo México! Mas quem sabe amanhã de manhã, sábado 21-1, ainda dê tempo de conhecer mais alguma coisa em Santa Fé antes de pegar a estrada? Daí conto um pouco mais por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...